quarta-feira, 20 de junho de 2012

Manual de instruções

Sabe aquela história de que uma mentira dita e repetida várias vezes torna-se uma verdade? Pois é. Acordei nesta madrugada há pouco e, não é que não esteja cansada ou precisando dormir, mas acho que foi essa idéia que me acordou e não quer me deixar voltar para os sonhos enquanto não permiti-la ser registrada.
Sou uma pessoa bem falante, quem me conhece sabe. E acho que também um pouco articulada, especialmente no que diz respeito às tentativas de auto-explicação. Esforço-me continuamente para ler, reler em voz alta, editar e reeditar o meu próprio manual de instruções. Não sei se pelo longo processo de psicanálise ou porque não poderia conviver comigo se não fizesse um empenho sobre-humano para racionalizar o mais que posso meus rompantes. Ou, o que é provável, pelas duas coisas.
Todavia, nesse processo acho que às vezes sobra um certo descuido. Tenho receio de que nem sempre esse manual seja confiável. Pode ser que lá pela página 31, tantas vezes reescrita, haja uma ou outra mentirinha disfarçada.
O que quero dizer é: eu, e talvez você, deveria estar atenta com o que tantas vezes repito para mim mesma, como uma verdade absoluta, ou como uma justificativa altamente compreensível para determinada atitude. Se preciso dizê-lo tantas vezes, para mim e para os outros, talvez eu esteja é gritando bem alto na tentativa de me fazer crer em determinadas coisas que não são assim tão reais ou essenciais,  enquanto a verdade é sussurrada em algum ponto, tranquila mas firmemente.
Talvez seja o embuste que minha própria mente arma para não me frustrar; descobrir-se pego na mentira para si próprio deve chatear até o indivíduo mais auto-confiante. Que nome se dá à infidelidade dessa ordem?
Por isso, é bom pensar bem  - pensar nem sempre resolve, talvez permitir-se “sentir bem “- naquelas pequenas coisas que repetimos, incansável e diariamente,  para nós e para os outros. Pode ser o caso de uma mentirinha tentando passar vestida de verdade pela porta da frente da consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário